sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A indisciplina escolar

A indisciplina escolar como problemática na aprendizagem
    Resumo: O presente estudo busca evidenciar a indisciplina escolar com obstáculo a aprendizagem individual e coletiva no contexto educativo, como fonte geradora de conflitos e problemas que afetam a qualidade do ensino ministrado nas instituições e ainda procura encontrar as causas que permeiam essa problemática, e as possíveis propostas e soluções a essa realidade educacional.
Palavras chave: indisciplina, família, dificuldades na aprendizagem.
Considerações inicias:
A indisciplina escolar na atualidade apresenta entre educadores, gestores, famílias e comunidade escolar em geral como uma das principais problemáticas que permeiam o contexto educativo, a falta de disciplina e limite dentro dos lares e nas salas de aula tem se mostrado fator determinante na falta de aprendizagem dos estudantes, os problemas gerados são enormes e por vezes pais e educadores não sabem lidar com os mesmos. Através de análise em instituição de ensino, tornou–se clara a importância da disciplina nas práticas escolares.
Dentro dessa perspectiva , afirma ESTELA (2002) os problemas de indisciplina representam um dos mais antigos e persistentes desafios encontrados nas escolas, em todos os países industrializados . Dentre as muitas conseqüências geradas pela indisciplina no contexto escolar alguns são os pontos principais a serem citados:
·         Baixo aproveitamento do educando
·         Exclusão social
·         Falta de qualidade na aprendizagem
·         Desmotivação de professores e alunos que interferem grandemente nas aulas
·         Desordem no ambiente escolar
·         Violência
Para D’ ANTOLA ( 1989) muitos teóricos têm afirmado que os problemas de indisciplina afetam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, o desdobramento do currículo, e podem transtornar nossas melhores visões e práticas educacionais. Diante disso, promover ações e refletir sobre a interferência da disciplina na aprendizagem e no rendimento escolar se fazem essências nessa discussão, no rendimento escolar percebe-se claramente que os comportamentos estudantis são reflexos dos comportamentos familiares , as vivencias familiares em muito interferem na aprendizagem, no comportamentos e na motivação estudantil, é na família que a criança se socializa é também nela presencia o repasse de valores morais, comportamentos e atitudes que levará para toda a vida.Diante disso,na grande maioria das vezes a principal causa de indisciplina no contexto escolar se encontra em lares desestruturados , em famílias com problemáticas como violência , alcoolismo e dependência de drogas entre outros problemas que influem no aprendizado e no comportamento de crianças e adolescentes . Para tanto, é importante perceber que a ponte entre família e escola é essencial na busca de um ensino de qualidade, promover a discussão e a tentativa da solução para esses problemas de ordem familiar e social são porta de entrada para a minimização da indisciplina escolar.
 Cristiane Aguiar

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