sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Projeto sobre a Diversidade Etnica do Brasil

PROJETO SOBRE A DIVERSIDADE ETNICA DO BRASIL
             1-Identificação do projeto:
Tema: Diversidade étnica no Brasil
Série que se destina: Todo o ensino fundamental I
Tempo de execução : Durante todo o3° bimestre
Característica    : Projeto interdisciplinar , envolvendo História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Educação física.
2-Justificativa
Diante da necessidade de refletir, eliminar e debater sobre a diversidade étnica e cultural em nosso país . Fez-se necessário a construção desse projeto que terá como proposta uma visão de conscientização sobre a importância da diversidade humana .
Com esse projeto de valorização do ser humano, não importando a sua origem , ultrapasse as fronteiras da violência e do preconceito.
3- Objetivo Geral
Trabalhar a questão da diversidade cultural, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com intuito de resgatar a cidadania.
4- Objetivos Específicos
- Incentivar a pesquisa para a divulgação da diversidade cultural em nosso país e a sua importância na formação histórica, cultural,étnica e econômica
- Desenvolver na escola e na comunidade, estudo que propiciem o resgate da cultura.
-Desmistificar o preconceito relativo a uma determinada cultura .
5-  Fundamentos teóricos
De acordo Souza e Souza (2008), é no ambiente escolar que os educandos podem se dar conta de que somos todos diferentes e que a diferença não deve pautar a construção de relações desiguais. É neste espaço que eles podem se dar conta de que podem ser, junto com os educadores/as, os promotores da transformação do Brasil num país onde haja direitos iguais e respeito a diferença.
O cotidiano da escola permite viver algo da beleza da criação cultural humana em sua diversidade e multiplicidade. Partilhar um cotidiano onde o simples “olhar-se” permite a constatação de que são todos diferentes traz a consciência de que cada pessoa é única e, exatamente por essa singularidade, insubstituível (BRASIL, 1997).
6- Conteúdo:
                           História e Geografia
- Fazer um levantamento sobre as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência  de outros povos.
- Pesquisa sobre a Declaração dos direitos humanos.
- Verificação do caminho geográfico feito pelas etnias estudadas, por meio do mapa mundi
                                            Artes
- Confecção de cartazes que tratam a diversidade étnica brasileira
- Confecção de jogos referentes a cada cultura estudada
- Construção de história em quadrinhos
                                                Educação física
- Brincadeiras que retratam a cultura de cada povo.
                                        Língua Portuguesa
-Produção de texto
- Estudar a diversidade cultural através da literatura.

7- Metodologias
- Uso de revista e jornais
- Pesquisa em internet
- cartolina, canetinha, lápis de cor, tesoura e cola
- Dinâmicas
8- Avaliação
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma
contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente
criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas
potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da
coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com
as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.
9- Referência bibliográfica

Parâmetros curriculares nacionais: Pluralidade cultural:Ministério da educação- secretária da educação fundamental- 3 edição- Brasilia-2001
Cristiane Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário